Este ano a abertura contou com uma novidade, a dança do Pau de Fita feita a cavalo por gaúchos de diferentes entidades, a ação foi algo inédito no município e encantou o público presente.

Na tardinha desta quinta-feira, 13, a Praça Coronel Lima estava cercada de cavalarianos de diferentes entidades tradicionalistas aguardando para acender seus candeeiros. A Chama estava conduzida por Aldo Silveira Brum, o Coordenador da Cavalgada de Condução da Chama Crioula de Tupanciretã, juntamente com cavaleiros que com bandeiras em punho percorreram a Vaz Ferreira.

As 17 horas iniciou a solenidade de Abertura da Semana Farroupilha em Tupanciretã, e contou com a presença de autoridades, patrões, prendas de faixa e peões, e diversos gaúchos que presenciaram esta solenidade esperada pelos tradicionalistas. Após a transferência da Chama Crioula para a Pira localizada no Palanque Oficial, houve o pronunciamento do Presidente do Legislativo, Chico Cancian, da Secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Janete Secchi e o Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza,

Este ano a abertura contou com uma novidade, a dança do Pau de Fita feita a cavalo por gaúchos de diferentes entidades, a ação foi algo inédito no município e encantou o público presente.

Após cada entidade veio resgatar a sua Centelha Farroupilha para salvaguardar em sua respectiva sede. O Padre Cristiano Quatrim também participou da solenidade, e deu a bênção para o início dos festejos.

A Administração Municipal através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer agradece a presença de cada prenda e gaúcho que se fizeram presentes, e convida a comunidade a participar das atividades da Semana Farroupilha, com Noite Cultural, Missa Crioula, rodeio, mateada, Entardecer Cultural, Culto Campeiro entre outros eventos realizados dentro das entidades tradicionalistas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 14/09/2018

Créditos das Fotos: Fernanda Malheiros

Compartilhe!