Houve alterações no método da matrícula

Na manhã desta quarta-feira, a Administração Municipal divulgou o Edital que trata das Matrículas na Rede Municipal de Ensino. Houve alterações no método da matrícula, que por uma situação inusitada, como a formação de fila na busca de vagas em um educandário específico, gerou uma polêmica muito grande, por isso a Administração Municipal se viu obrigada a usar um recurso pouco usual como o sorteio de vagas.

Os pais ou responsáveis deverão procurar a escola de seu interesse e realizar a pré-inscrição do aluno, que deverá ser feita entre os dias 26 a 30 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30m às 17h, se a escola possui dois turnos distintos para o mesmo ano, os pais deverão optar entre um dos turnos. Essa inscrição não é garantia de vaga na respectiva Escola. Nas Escolas em que o número de inscrições excederem as vagas será realizado um sorteio para o preenchimento.

Sobre o sorteio, será realizado às 8h do dia 5 de dezembro, na respectiva escola, e será realizado por uma comissão composta membros sendo um da Secretaria da Educação, um do CPM da escola, um do Conselho Municipal de Educação, um do Setor Jurídico da Prefeitura e será convidado um membro do Ministério Público e também o Diretor da respectiva escola. Todo procedimento com o sorteio será registrado em ATA, após o preenchimento do número de vagas determinadas pela escola, os demais ficarão no cadastro reserva, caso haja desistência de vagas será chamado o 1º da lista do cadastro reserva. Salientando que esse método será utilizado para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

O Prefeito Municipal, Carlos Augusto, afirmou que este foi o método encontrado após a situação da fila que se formou em frente a EMEF Flory Druck Kruel, porque a fila ocasionou polêmicas e desentendimento, por isso o sorteio se tornou uma forma temporária (para este ano) de resolver essa questão. E, salientou que o Município possui apenas o zoneamento para a área da saúde, e não na Educação, por isso a opção de vagas por zoneamento não foi efetivada.

A Secretaria de Educação, Rosani Didoné, salientou que caso os pais não consigam matricular seus filhos na escola de interesse, os alunos terão vaga garantida em outra escola, pois a Rede Municipal de Ensino possui vagas para a demanda de Tupanciretã.

O Edital com todas as informações está disponível no site da Prefeitura Municipal de Tupanciretã, na aba Publicações Oficiais > Editais.

https://www.tupancireta.rs.gov.br/uploads/norma/27272/Edital_Matrculas0001.pdf

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 21/11/2018

Compartilhe!