Tupanciretã pertence a Região de Agrupamento de Cruz Alta, a R12, que é composta por mais 12 Municípios. Atualmente, a R12 se enquadra na bandeira laranja, considerada de médio risco.

Recentemente, o Estado elaborou e implantou o Modelo de Distanciamento Controlado, um plano detalhado com cruzamento de dados (Saúde e Economia) que resultou em modelos de distanciamentos conforme o grau de risco. Foi criado um sistema de bandeiras (Amarela, Laranja, Vermelha e Preta), com protocolos distintos e critérios específicos a serem respeitados. A atualização das bandeiras para cada região ocorre semanalmente, sendo divulgado a bandeira final aos sábados.

Este Modelo de Distanciamento Controlado foi oficialmente aderido pelo Executivo Municipal de Tupanciretã, que publicou na manhã desta sexta-feira, dia 15 de maio o Decreto Municipal nº 5831.

Portanto, o funcionamento das atividades no Município ocorrerá conforme a bandeira final da região que Tupanciretã pertence.

Além de oficializar a adesão do modelo estadual, o decreto nº 5831 elenca alterações específicas das medidas restritivas a serem seguidas:

👉Missas e Cultos com limite máximo de 25% da capacidade de assentos do local com o distanciamento mínimo de dois metros;

👉Restaurantes poderão se manter em atividade desde que seja apenas por serviço a la carte (vedada a utilização de buffet), com 50% de sua capacidade, mantendo dois metros de distância entre as mesas;

👉Academias deverão observar o percentual de alunos, sendo 1 aluno a cada 16m²; deverão limitar com fita o espaço de peso livre em que cada aluno deve se exercitar; solicitar aos alunos que tragam suas toalhas para higienização pessoal; utilizar 50 % dos aparelhos, deixando um espaçamento entre os equipamentos; vestiários deverão ser fechados por tempo indeterminado;

👉No período das 20h às 6h fica proibido o fica proibido o estacionamento de veículos e motos em área predeterminada na Avenida Vaz Ferreira, em ambos os lados, incluindo a área central, tendo como extensão o espaço entre o Banrisul e a Escola Estadual Mãe de Deus – extensão devidamente identificada por placas de proibição e faixa azul. A proibição também é válida para veículos de moradores dessa região. Tendo por exceção o estacionamento destinado para uso da farmácia, quando esta estiver em horário de funcionamento;

⚠️Concluindo o Decreto, o Município destaca a sugestão para todos os estabelecimentos comerciais, que é a aferição da temperatura com termômetro digital infravermelho no ingresso dos trabalhadores, clientes e frequentadores, caso haja a pessoa apresente a temperatura corporal acima de 37,5, não ingresse no local, e oriente a procurar atendimento médico.

As demais medidas e as alterações até a presente data estão disponíveis no Decreto Municipal nº 5818, acesse o site da Prefeitura Municipal de Tupanciretã.

Mais informações sobre o Modelo de Distanciamento Controlado é só acessar
👉https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/👈
e buscar por Tupanciretã, além de identificar a bandeira também possui a opção de buscar o protocolo de prevenção determinado para cada setor.

Data de publicação: 15/05/2020

Créditos: Fernanda Malheiros