A campanha do dia 18 de maio tem o intuito de promover ações de sensibilização, formação de multiplicadores sobre o tema para que se promova o combate de qualquer tipo de violência com as crianças e adolescentes.

Conselho Tutelar faz um alerta à sociedade para o 🌼18 de maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes.🌼
 
Conforme dados oficiais, no Brasil, uma criança por dia é vítima de violência. A campanha do dia 18 de maio tem o intuito de promover ações de sensibilização, formação de multiplicadores sobre o tema para que se promova o combate de qualquer tipo de violência com as crianças e adolescentes.
As conselheiras Tutelar, ressaltam a importância da participação de todos nesta luta. “Precisamos levar a conscientização da importância de denunciar. Precisamos romper este ciclo de violência e proteger as nossas crianças e adolescentes,”.
 
Ressaltamos que a maioria dos abusos acontece dentro de casa por pessoas consideradas de confiança da família.
 
A prevenção do abuso sexual não é tarefa fácil, mas pode ser realizada através das seguintes atitudes:
 
🌼Conversar com a criança sobre as partes íntimas do corpo;
🌼Explicar sobre os limites do corpo;
🌼Incentivar a criança a conversar com você;
🌼Saiba com quem o seu filho tem contato e o que está fazendo;
🌼Analisar a reação da criança;
🌼Identificar os possíveis sinais de abuso;
 
Outro alerta importante, é sobre este período de isolamento social de enfrentamento da Covid-19, momento que a criança e o adolescente ficam mais expostos e podem sofrer abusos sexuais. “Os pais e responsáveis devem estar atentos, evitando as nossas crianças a exposição do risco. Em caso de suspeita, DENUNCIE”,pois conforme o artigo 244-A É crime submeter criança ou adolescente á prostituição ou a exploração sexual com á pena de reclusão de 4 á 10 anos e multa.
 
As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no Conselho Tutelar - que estão com atendimento normal– das 08:30 às 11:30h na parte da manhã e á tarde das 13:30 ás 16:30h. Vale destacar que o Conselho Tutelar atende 24h, os casos de urgência e emergência no telefone (55) 984174412. As denúncias também podem ser feitas pelo Disque Denúncia – Disque 100, um serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências. A Sede do Conselho Tutelar está localizada na rua Paulino Aquino , 256, Centro. Os telefones para contato são: (55) 3272-4677 - (55) 984174412.
 
 
Saiba mais:
Em memória à menina Araceli, uma emblemática vítima de violência contra a criança no país, a data da morte - 18 de maio - foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia foi instituído com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000.Todos os anos, nesta data, a impunidade sobre a morte desta criança é lembrada em diversas atividades de discussão sobre o tema no Brasil. Na época, em 1973, a menina Araceli com apenas 8 anos de idade, teve todos os direitos violados: raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta na cidade de Vitória – ES. Os autores do crime não foram condenados.
 
#18demaio
#ConselhoTutelar
#Combateaviolênciainfantil
#Tupanciretã

Fonte: Conselho Tutelar

Data de publicação: 19/05/2020

Compartilhe!