Em Tupanciretã ainda não foi identificado um mosquito contaminado pelo vírus, porém, quanto maior a concentração de focos do aedes, mais aumentam as chances da dengue fazer parte da nossa realidade.

Refrescando a memória: A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela fêmea do mosquito aedes aegypti que esteja contaminada pelo vírus. Em Tupanciretã ainda não foi identificado um mosquito contaminado pelo vírus, porém, quanto maior a concentração de focos do aedes, mais aumentam as chances da dengue fazer parte da nossa realidade.

 

Um assunto relevante para a saúde pública motivou uma reunião que ocorreu hoje pela manhã, dia 16, com profissionais da saúde, educação e meio ambiente. Temos casos na região, inclusive município que teve óbito por conta da dengue, temos que agir na prevenção, salientou o Secretário de Saúde, Vinicios Nágera.

Conforme a equipe dos Agentes de Endemias, o mosquito aedes aegypti está presente em diversos pontos da cidade, o que traz preocupação ao Município, pois mesmo com a população ficando mais em suas residências, devido a pandemia, a verificação em áreas externas com ambientes de proliferação do mosquito não está sendo feita por parte dos moradores.

Buscando concentrar a atenção nesta realidade, que a comissão responsável pelo Plano de Contigência da Dengue no Município, irá realizar ações que promovam essa verificação e também mobilizem a população para esta realidade, e assim mantermos este vírus longe do município.

Segundo a Coordenadora Epidemiológica, a enfermeira Daiane Reis, uma das ações será feita em julho, um coletaço de vidros e pneus, dois ambientes propícios para focos do aedes. O Vice-prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Marcio Dias, presente na reunião, além de expor a dificuldade que a Secretaria vem encontrando por falta de cooperação das pessoas em manter a cidade limpa após o recolhimento dos resíduos descartados, salientou também, que dará suporte nesta ação que envolve diretamente a secretaria do meio ambiente.

Data de publicação: 16/06/2021

Créditos das Fotos: Fernanda Malheiros

Compartilhe!