Pontuadas principais questões sobre a Segurança Pública

Informações importantes sobre a dinâmica da Segurança Pública foram esclarecidas durante a reunião que aconteceu nesta tarde de quarta-feira, dia 15 de julho, organizada pelo Executivo Municipal. Os presidentes de bairros vieram até a Casa de Cultura para ouvir e debater sobre a pauta após o pronunciamento do Delegado, Adriano de Rossi, Comandante da Brigada Militar, Eleno Silva da Costa, Promotor Theodoro Silveira, o Presidente do Legislativo, Chico Cancian e como mediador, o Prefeito Gustavo Terra.

Entre as principais situações levantadas, o ponto mais crítico identificado está no sistema penitenciário, que segundo o Promotor, não tem estrutura para o número de presos, e também à Legislação, pois devido as brechas da lei limitam a permanência dos apenados no presídio em apenas 25% da pena.

Em suma, a Polícia Civil e a Brigada Militar cumprem a sua parte e efetuam a prisão, porém, pouco depois são soltos, ou pela redução da pena ou amparado pela lei, prevalecendo mais neste último caso, já que existem os “remendos” na Constituição.

Aliado a isto, a falta de efetivo limita a atuação da Polícia Civil e da Brigada Militar, o que já é de conhecimento da comunidade, e a previsão de mudar essa realidade está bem distante de acontecer.

O Prefeito Gustavo Terra salientou que o Executivo não está parado com relação a isto, essa reunião foi uma demonstração de que a preocupação com a segurança pública é uma constante na Administração Municipal, e está sendo monitorada.

Data de publicação: 15/07/2021

Créditos das Fotos: Fernanda Malheiros