Resumo: evento contou com diferentes autoridades e foi brindado com chuva.

 

O tradicional evento da Abertura da Colheita da Soja no Estado do RS foi realizado no dia 7 de março. Há quem diga que o evento foi penalizado com a chuva, porém, com a forte estiagem, a chuva durante a Abertura foi vista como um alento, mesmo que de forma tardia.

 

O ato simbólico na lavoura, com a colheita da máquina junto com as autoridades, por questões climáticas e também pela concentração de água no solo, teve que ser cancelado.

 

O evento se concentrou todo na AFUCO, e como anfitrião do evento, o primeiro a fazer seu pronunciamento foi o Prefeito Gustavo Terra “...a legislação ambiental deve ser revista, amadurecida, nós produtores rurais [...] a nossa legislação não permite, represarmos água em APP, e somos impedidos de armazenarmos a água” salientou a questão como vital devido aos estragos da estiagem.

 

A solenidade contou com a presença do Governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, que durante o seu discurso anunciou que o asfaltamento da ERS 527, que liga Tupanciretã a Júlio de Castilhos, estava em fase de orçamento.

 

A Secretária de Agricultura do RS, Silvana Covatti, também esteve presente e salientou que “... 40% do PIB do Estado está nas mãos dos produtores e produtoras [...]  se estamos discutindo as dificuldades, é porque está na hora de nós implantarmos na cultura e na produção, mas também implantarmos as nossas ações, temos sim que irrigar nossos campos produtivos [...] temos sim que levar a cada produtor as condições de um projeto, das linhas de crédito para que ele possa sim implantar a irrigação na sua terra.”

Além do Governador em Exercício, Ranolfo Vieira Júnior, e a Secretária Estadual, Silvana Covatti, a mesa oficial foi composta pelo Prefeito Gustavo Terra, pelo Diretor Administrativo da Farsul, Francisco Shardong, pelo Vice-presidente da Fetag, Eugênio Zanetti, Presidente do Legislativo de Tupanciretã, Carlos Augusto Oliveira dos Santos, e diretamente da Câmara dos Deputados: Deputado, Pedro Westphalen, Deputado, Ubiratan Sanderson, Deputado, Alceu Moreira. Todos se pronunciaram dando a sua contribuição sobre o cenário do agronegócio, tanto no RS como no mundo.

 

A Administração Municipal agradece imensamente aos patrocinadores do evento, que de forma ímpar cooperaram para que a 13ª Abertura Oficial da Colheita da Soja no RS, fosse realizada.

  • Na lavoura da Granja Guajuvira, mesmo com o ato simbólico cancelado, a Cultivare Agronegócio na pessoa de Vagner Danieli disponibilizou seu espaço para a realização do 1º momento do evento.

  • A recepção na Afuco, cedida gentilmente por Vilson Hillesheim, que também não mediu esforços para que o local estivesse preparado.

  • A SLC Máquinas – John Deere, responsável pela máquina que realizaria o ato simbólico com as autoridades, não ocorrido devido à chuva.

  • Tupã Cereais – Sementes Estrela – SENAR – Agropan – Rüdell Máquinas Agricola – Gasol Comércio e Representações – 3 Tentos – C.Vale – Sicredi – Câmara Municipal de Vereadores, que além do patrocínio colaboraram para esse momento.

 

Data de publicação: 09/03/2022

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação e Itamar Aguiar

Compartilhe!