A campanha deste ano tem o tema “Juntos Salvamos Vidas”.

A proposta do Movimento Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito.

Nesse 2022, com a pandemia mais controlada, poderemos incentivar novamente os órgãos do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), a iniciativa privada e a sociedade civil organizada a realizar o que tanto faz a diferença num trabalho de conscientização: os encontros! 

No Brasil ocorrem em média mais de 70 acidentes por dia e mais de 30 mortes em decorrência desses acidentes, conforme dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura. Em 2019, o Detran/MS divulgou um estudo relatando que a maioria dos acidentes, em média 90%, podem ser evitados com direção defensiva, que consiste em conduzir um veículo de modo que evite acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito, podendo reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer.

A Diretoria de Segurança e Mobilidade da Prefeitura Municipal resolveu realizar uma palestra de educação no trânsito para jovens a partir do 8º ano do ensino fundamental, será na Casa de Cultura, às 8h e 30m. O evento irá pontuar também situações que envolvem o uso do volante sob efeito do álcool. A palestra terá o apoio de voluntários da Polícia Rodoviária Federal de Ijuí, Bombeiros Voluntários de Tupanciretã, CFC de Tupanciretã, Secretaria Municipal de Saúde, Junta Administrativa de Recurso de Infrações (JARI) e Brigada Militar de Tupanciretã.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 11/05/2022

Compartilhe!