O mês do Faça Bonito, Maio, traz alerta para violência e abuso de menores. O tema já vem sendo trabalhado pelo CREAS com as equipes das EMEIS desde abril.

 

 A Equipe Técnica do CREAS realizou no mês de abril com os Monitores, funcionários e direção das EMEIs uma Campanha de Orientação sobre Violência Sexual na Primeira Infância.

O tema foi abordado com cada equipe escolar, destacando questões que possam surgir no ambiente escolar quando uma criança demonstra estar sofrendo alguma forma de violência. Crianças que sofrem abuso tem mudança no comportamento, como silêncio predominante, traumatismos físicos, frequência escolar reduzida, entre outras mudanças de hábito súbitas.

É fundamental entender que geralmente as vítimas apresentam um conjunto de indicadores e que a criança deve passar por avaliação especializada caso apresente essas mudanças.

As profissionais do CREAS, que a anos atuam em casos de violação dos direitos da crianças e adolescentes salientam a importância de buscar a rede de atendimento para proteger, sanando dúvidas, sugestões de atividades que as Escolas possam trabalhar com suas crianças e fortalecendo o trabalho em rede.

Dia 18 de Maio é o dia do Faça Bonito, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, neste dia a Secretaria de Desenvolvimento Social através do CREAS está organizando uma caminhada especial. Em breve mais detalhes...

Data de publicação: 12/05/2022

Compartilhe!