Administração Municipal se destaca em várias categorias: 1º lugar na Microregião, 21ª posição no Ranking Nacional, 14ª posição no Estado e 3º lugar na AMCentro.

Tupanciretã, localizado na Microregião, foi o grande destaque no ranking da Qualidade das Informações Contábeis e Fiscais no Siconfi. Com uma conquista surpreendente, o município obteve o 1º lugar na classificação e foi o único a receber a Nota A na Microregião.

Esse feito demonstra a excepcional competência da Administração Municipal de Tupanciretã na área contábil e fiscal, sendo reconhecida pela excelência na prestação de contas e pela transparência com suas informações. O resultado obtido no Siconfi, um sistema gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional, que avalia a qualidade das informações contábeis e fiscais dos municípios, comprova o comprometimento e a eficiência da gestão municipal.

Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal: É uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional, que tem como objetivo avaliar a consistência das informações recebidas pelo Tesouro Nacional por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A intenção é promover a melhoria da qualidade das informações contábeis e fiscais, que são utilizadas tanto pelo Tesouro Nacional quanto por outros usuários.

No Siconfi, os entes enviam declarações de contas anuais, relatórios de execução orçamentária e relatórios de gestão fiscal, entre outros demonstrativos contábeis e fiscais, conforme a legislação pertinente. Todas essas informações são disponibilizadas para acesso público na página do Siconfi, possibilitando seu uso em análises e pesquisas acadêmicas.

A partir dos dados enviados pelos entes, o Tesouro Nacional realiza análises para verificar a qualidade da informação encaminhada. Essas análises, chamadas de Verificações, avaliam o cumprimento da legislação, das instruções e guias de preenchimento do Siconfi, bem como das regras estabelecidas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e no Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF).

O ranking no Siconfi é calculado com base no percentual de acertos obtidos pelos entes nas verificações. Quanto maior o percentual de acertos, melhor será a posição no ranking.

Além de conquistar o 1º lugar na Microregião, Tupanciretã também se destaca no cenário nacional, ocupando a 21ª posição no ranking geral do Brasil. Nosso município alcançou a 14ª colocação no Estado, e na AMCENTRO (Associação dos Municípios da Região Central), ficou em 3ºlugar.

Esses resultados evidenciam o comprometimento da Administração Municipal com a qualidade das informações contábeis e fiscais, demonstrando a eficiência na gestão pública. Com uma posição de destaque no ranking, Tupanciretã serve de exemplo para outros municípios na busca pela melhoria da transparência e da precisão das informações financeiras.

Data de publicação: 17/08/2023

Créditos: Priscila França/Secretaria da Fazenda