Um trajeto de 392 km de 18 dias, foi percorrido para que a Chama chegasse em nosso Município.
A Centelha Farroupilha, símbolo emblemático das tradições gaúchas, fez sua aguardada chegada a Tupanciretã, na tarde fria de ontem, dia 13 de setembro, marcando o início das comemorações da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. A cerimônia da Geração e Distribuição da Chama Crioula ocorreu no município de Cristal, pertencente à 16ª Região Tradicionalista, após um trajeto de 392 Km, que levou 18 dias para ser percorrido por mais de 50 Cavaleiros da 9ª Região Tradicionalista.
Estes dedicados cavalarianos enfrentaram desafios ao longo do caminho, conduzindo a Chama Crioula com destemor até sua tão aguardada chegada a Tupanciretã. Durante a solenidade, foram homenageados os senhores Moaquir Saldanha de Vargas, João Virgílio Correa Turchetti, Paulo Nonenmacher e Hélio Rodrigues, reconhecidos pela sua valiosa contribuição na condução da Chama Crioula a cavalo.
Este ano, os Festejos Farroupilha celebram o “Centenário da Revolução de 1923” como tema central. Maria Luiza Benitez, aclamada como a Mulher Farroupilha do ano em 2008, e notável por sua atuação na música, arte e cultura, é a patrona dos festejos farroupilha 2023 do Estado do Rio Grande do Sul.
O ilustre Luiz Rodrigues Jardim, um tradicionalista respeitado, foi escolhido pelo Município e entidades nativistas como o Patrono do município de Tupanciretã em 2023.
A cerimônia foi encerrada com a emocionante interpretação do hino rio-grandense por Lucas Lange, vencedor do FestCantu na categoria adulto, unindo todos os presentes em um espírito de celebração e orgulho das tradições gaúchas que perduram ao longo dos ano.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Data de publicação: 14/09/2023
Créditos: Priscila França
Créditos das Fotos: Larissa Pomina/ Priscila França