Agosto traz mundialmente o tema sobre o Aleitamento Materno, tratado durante o encontro com as gestantes

A tarde de quarta-feira, dia 7, foi dedicada para as puérperas, mães e gestantes em um encontro organizado pela Secretaria Municipal de Saúde na Câmara Municipal de Vereadores, alusivo ao Agosto Dourado, movimento que trata sobre o aleitamento materno e a sua importância para o bebê. Foram pontuadas diversas informações segmentadas sobre o tema, através da participação de diferentes profissionais. Autoridades Municipais também se fizeram presentes.

Em um primeiro momento, a Nutricionista do Município, Ariane Botega, iniciou falando sobre o Movimento Agosto Amarelo e seu significado, e em seguida fez uma explanação sobre o aleitamento materno, relatando os estágios dentro da amamentação e a importância da mãe em ter conhecimento sobre o aleitamento exclusivo nos primeiros meses de vida do bebê. Após a Dra. Patrícia Biawaski contribuiu salientando sobre o pré natal como forma de manter uma gestação segura e saudável para a mãe e o bebê.

A secretaria de Educação, através da secretária Rosani Didoné também deu sua contribuição com relação ao sistema de ensino municipal, as formas de ingresso nas creches, e sobre a legislação educacional vigente.

Aas Assistentes Sociais do CRAS e do CREAS, Miriane Portella e Natana Moreira, também trouxeram informações pertinentes ao período gestacional e a criança, com relação aos benefícios através das políticas sociais, destacando os tipos de acesso aos programas de Assistência Social.

Encerrando as informações sobre o tema, a Juíza de Direito da Comarca de Tupanciretã, Suellen Rabelo Dutra, elencou diferentes situações dos direitos das mulheres como gestante e durante a maternidade, como por exemplo, a licença por meia hora no serviço para amamentar o bebê. Na oportunidade os presentes também tiveram um espaço para perguntas, questionando a juíza sobre as principais demandas que o tema aborda, sobre pensão, participação e vínculo paterno, identificação do pai no registro da criança, entre outros assuntos ligados a legislação.

O Secretário de Saúde, Ezequiel Cella, agradeceu a presença de todos e a disponibilidade dos palestrantes em participar desse encontro, assim como também as enfermeiras dos Postos e ESf’s que também tem seu comprometimento ao acompanhamento das gestantes atendidas por seus respectivos postos. Após, foi realizado o sorteio de brindes entre as gestantes presentes.

#aleitamentomaterno #gestantes #puerperas
#agostodourado #saúdeenutrição