Reunião para troca de informações sobre o cenário local do Coronavírus, e também para as orientações e medidas tomadas na conscientização da população Tupanciretanense.

Estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira, dia 19, na Sala de Reunião do Centro Administrativo, o Comitê Estratégico de Acompanhamento do COVID-19, criado para o controle do Coronavírus em Tupanciretã, esta reunião foi a primeira realizada pelo Comitê, onde foi feita troca de informações sobre o cenário local do Coronavírus, e também para as orientações e medidas tomadas na conscientização da população Tupanciretanense.

A Secretaria de Saúde determinou que pacientes com quadro de síndrome gripal procurem apenas o ESF 4, próximo à entrada da cidade. O Secretário de Saúde salienta que as pessoas procurem os postos de saúde para situações realmente emergências, evitando a aglomeração. As consultas odontológicas foram suspensas, sendo atendidos apenas pacientes com urgência e dor.

A Administração Municipal juntamente com o HCBT está buscando estruturar uma UTI, apenas um quarto, mas algo inédito para o hospital. Ainda, o HCBT determinou uma ação sobre o fluxo de atendimento do hospital, que passa a ser restrito, visitas e cirurgias eletivas foram suspensas, raio x apenas para quadros ligados aos sintomas do vírus, exceção apenas para casos emergências. A Gestora do HCBT, Alanna Bernardi, informou que pacientes com síndrome gripal busquem atendimento apenas no ESF 4, cumprindo o plano de atendimento para pacientes com sintomas compatíveis com os do COVID-19.

O ESF 4 está preparado para os atendimentos, prezando sempre pela higienização exigida de acordo com as normas da saúde, bem como profissionais com capacitados e equipados.

Os atendimentos de órgãos públicos municipais deverão ser feitos preferencialmente pelo telefone ou e-mail. No Centro Administrativo, onde estão as Secretarias de Administração, de Educação, da Fazenda, de Coordenação e Planejamento e o Gabinete, será permitida a entrada apenas de 8 pessoas por vez. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e setores ligados a Secretaria, contato pelo fone 3272.7509 ou 98402.0693.

Uma das medidas adotadas para acerca de casos em Tupanciretã, será uma publicação diária e oficial da Prefeitura Municipal de Tupanciretã através da Secretaria de Saúde, do registro de quantidade de “Confirmados, Suspeitos e Monitorados”, para conter informações equivocadas sobre a situação local, e deixar a população informada.

É EXTREMAMENTE importante que a população tome consciência da importância do DISTANCIAMENTO SOCIAL, para se preservar e não correr riscos, evitar ao máximo viagens e aglomerações, e priorizar a higienização.

Quanto ao comércio, a Administração juntamente com o Comitê estará avaliando a situação nos próximos dias, porém, a mesma medida de distanciamento social é considerado para o comércio, onde apenas o essencial e emergencial deve ser resolvido.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 19/03/2020

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa PMT - Fernanda Malheiros

Compartilhe!