Maio é o mês de Conscientização e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 22º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Entenda sobre a mobilização conjunta no site oficial da campanha.

Todo dia é dia de proteger crianças e adolescentes da violência sexual, e o Brasil tem um dia especial para nos lembrar disso. 

Violência sexual contra crianças e adolescentes, o que você tem a ver com isso?

Todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável de crianças e adolescentes. E isso incide sobre o próprio país, cujo desenvolvimento não depende apenas da área econômica, mas também da área social e de direitos humanos.

É por isso que a Constituição Federal deu a responsabilidade de garantir os direitos de crianças e adolescentes do país a toda a sociedade, à família, à comunidade e ao Estado.

E você faz parte disso!

Entender o tema te ajuda a enfrentar o problema!

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas.

Nessa violação são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. No contexto da violência crianças e adolescentes não são considerados sujeitos de direitos, mas seres despossuídos de humanidade e de proteção.

Por isso é necessário entender sobre o tema, discutir o problema e enfrentar esse tipo de violência.

Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é crime! Denuncie. Como denunciar:

- Conselho Tutelar, através do número 55 9 9931-9481;

- Delegacias Especializadas ou Comuns;

- Disque Denúncia local ou Disque 100;

- Polícia Militar (190);

- Polícia Federal;

- Polícia Rodoviária Federal (191);

- Crimes na Internet: new.safernet.org.br.

Esquecer é permitir, lembrar é combater! DENUNCIE!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 16/05/2022

Compartilhe!