Mobilização exige mudança de comportamento no trânsito ao deixar crianças e jovens nas escolas de Tupanciretã
A partir da próxima semana os veículos de passeio que forem pegos estacionados ou parados para embarque e desembarque de alunos nas faixas de sinalização destinadas para Transporte Escolar serão multados pela Brigada Militar.
Aprovado no ano passado pelo Conselho Municipal de Trânsito, os espaços destinados para embarque e desembarque de Transporte Escolar em frente as escolas, não vinham sendo respeitados pela comunidade e estavam causando transtornos aos principais usuários, os alunos.
As crianças e jovens estavam tendo que atravessar a rua em horário de pico, dias de muito vento e chuva o transporte não conseguia estacionar próximo ao portão escolar, ou faziam fila dupla e até mesmo tripla na via para o embarque e desembarque de alunos, salientou a Coordenadora de Trânsito, Ana Luiza Ribas. Essa realidade não podia continuar, afirmou ela.
Todas as escolas, tanto públicas como particulares, tem a sinalização por placas, uma que mostra o início do espaço de estacionamento do transporte escolar e a outra do fim, e também a pintura do meio fio em azul.
Segundo Ana Luiza, o tamanho destinado para o estacionamento dos veículos escolares foi definido pelo Setor do Transporte Escolar da Prefeitura conforme o número de veículos escolares que passam pelo educandário.
Passou na mente “Mas eu nem estaciono, só deixo meu filho descer do carro e já saio!”, isso já é parada para embarque e desembarque, portanto, é proibido no trecho em questão, passível de multa sim.
É necessário que motoristas dos veículos de passeio compreendam que o transporte escolar concentra um grande número de crianças e jovens, e que o seu deslocamento não se trata apenas de uma escola, e sim de muitas, se houver atraso em uma, pode interferir na vida escolar dos demais alunos do transporte.
Então, cooperar é de extrema importância, que não seja apenas por receio de levar uma multa, mas também de pensar em facilitar não apenas pra si, mas para o próximo também.
Data de publicação: 22/07/2022