Administração Municipal, autoridades e familiares prestam homenagem ao saudoso ex prefeito

Na manhã de hoje (25), às 10h, a Administração Municipal, consolidou a instalação do Busto em homenagem a Miguel Chiapetta Cardoso, de acordo com a Lei nº 4363 de 22 de  dezembro de 2021 de autoria do Vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos e da Lei nº 4526 de 12 de dezembro de 2022 que dispõe a denominação do Prédio Público no qual se encontra estabelecida a Sede da Prefeitura Municipal de “Centro Administrativo Miguel Chiapetta Cardoso”. Lei esta de autoria da mesa diretora do Legislativo composta pelos vereadores: Arlete Senger da Silveira, Bladimir Pereira dos Santos, Luiz Valmor da Silva França, Benezer José Cancian e Benhur Terra dos Santos.

O saudoso Miguel Chiapetta Cardoso, carinhosamente conhecido como “seu Miguel” ingressou na vida pública, sendo Vereador por duas vezes, uma vez Vice-Prefeito e quatro vezes Prefeito, quatro vezes Diretor da Câmara Municipal de Vereadores. Conhecido por ser um dos políticos mais representativos do município e o que mais ocupou a cadeira de Prefeito Municipal em toda a história política de Tupanciretã, mudou a forma de fazer política e deixou sua marca em todos os pontos da cidades.

Em seus mandatos foi responsável por inúmeros feitos, como a construção da Prefeitura, prédio público denominado de “ Centro Administrativo Miguel Chiapetta Cardoso” sob a Lei nº 4526 de 12 de dezembro de 2022,  Rodoviária, Ginásio de Esportes  Capitão Eduardo Ribeiro Bonumá (Bonumazão), Creches Rosa Maria Chamum Bernardi, Carmem Bopp, Noely Mardini, Escola Cleuza Regina da Silva Barcelos, asfalto nas principais vias da cidade, eletrificação rural, pontes nos principais rios (um total de sete pontes). Construiu o Bairro Chiapetta doando 700 terrenos para os moradores que lá estavam, calçou as ruas principais, providenciou água e iluminação pública.

 

Miguel faleceu em 1º de abril de 2020, aos 76 anos de idade deixando um legado de reconhecimento de homem público, por vezes eleito pela comunidade Tupanciretanense como o Prefeito Municipal da Terra da Mãe de Deus.

Durante a solenidade de Inauguração a  Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão Suez do RS, na pessoa do Presidente Sérgio Luiz Dias, fez entrega a distinta medalha do Prêmio Nobel da Paz de 1988 a filha Michele Cardoso Bock e a irmã Laura Chiapetta Cardoso, a forma justa de reconhecer a mais longa missão de paz de Miguel Chiapetta Cardoso como integrante do 13º  Contingente Batalhão Suez.

Na ocasião a Secretária Municipal de Educação, Cultura,Turismo, Esporte  e Lazer Rosani Taschetto Didoné e o Chefe de Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural  João César Flores, receberam o certificado de Amigos da Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão Suez - RS, ao reconhecimento à Cultura e a valorização em busca da paz.

Na oportunidade a Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão Suez do RS, com grande orgulho e satisfação fez a entrega ao Prefeito Municipal Gustavo Herter Terra a MEDALHA ORDEM DO MÉRITO BATALHÃO SUEZ GRAU OURO, que representa o trabalho daqueles abnegados brasileiros de manter a paz e preservar a humanidade. Também a  entrega da Medalha Ordem do Mérito Batalhão Suez grau Prata, ao Vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos, pelo reconhecimento do seu digno trabalho e por ser o proponente de tão nobre iniciativa.

A solenidade de Inauguração do Busto, reuniu autoridades do poder executivo e legislativo municipal, autoridades locais, servidores públicos, familiares e amigos, do saudoso Miguel Chiapetta Cardoso.

Data de publicação: 25/04/2023

Créditos: Priscila França

Créditos das Fotos: Priscila França

Compartilhe!