Políticas Públicos sobre Resíduos Sólidos é pauta de seminário para gestores públicos ambientais

Durante o dia 16, o Secretário de Meio Ambiente participou de um importante Seminário sobre Gestão de Resíduos Sólidos com foco na Coleta Seletiva e Compostagem, ministrado por Cláudia Lins, Supervisora Técnica do Núcleo de Desenvolvimento Territorial da CNM. Este foi um evento da Confederação Nacional dos Municípios juntamente com a FAMURS que destacaram o cumprimento da Lei Estadual 12.305 de 2010 sobre A Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Entre os temas pautados está a Política Reversa de Resíduos Sólidos, sobre o compromisso que empresas que comercializam materiais que não podem ser descartadas como resíduos domésticos, tais como lâmpadas, pneus, eletrônicos, vidros entre outros, devam receber após o material inutilizado, mas que gera desacordo com as empresas.

Segundo Luis Afonso Costa, desde o início da primeira gestão que a Administração e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem estruturando e colocando em prática as políticas ambientais. Ainda, Luis Afonso, cita a criação da Associação dos Catadores de Tupanciretã, a criação do ECOPONTO que atualmente vem passando por estruturação e a coleta dos resíduos domésticos e também a destinação de vidros, isopor e a Compostagem Orgânica.

Além do coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a colaboração e empenho dos munícipes é primordial para o andamento e desenvolvimento de ações de políticas dos resíduos sólidos, concluiu Luis Afonso.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 17/07/2019

Compartilhe!