A II Ultramaratona Internacional de Tupanciretã,  acontecerá nos dias 02 e 03 de dezembro de 2023, essa é uma prova oficial da Confederação Brasileira de Atletismo e prova oficial a nível estadual reconhecida pela Confederação, certamente a maior do sul do país.

A Ultramaratona se trata de uma prova esportiva de alta resistência, que consiste na prática de corrida de rua dentro de 24h de prova. Em Tupanciretã serão quatro modalidades distintas, sendo:

  • As modalidades de provas serão 24h (solo ou quarteto) 100 Km (solo) e 12h (solo), o participante deverá ter no mínimo 18 anos e cumprir com as exigências do regulamento.
Estas são provas oficiais da Confederação Brasileira de Atletismo o que credenciarão atletas a fazer parte da Seleção Brasileira de Atletismo. Esperasse que para edição 100 atletas de diferentes estados e também de outras nacionalidades (Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai) venham para competir nesta prova.

Cada competidor recebe um Kit Atleta que compõe 01 camiseta, 01 Sacochila, 01 garrafinha Squizi, 01 numero de peito (que deverá ser fixado, obrigatoriamente, na parte frontal da camiseta de corrida durante toda sua prova) e 01 Chip eletrônico de cronometragem (que deverá ser devolvido ao final do evento, caso o atleta não o faça por motivos de ordem de extravio ou sinistros, será desclassificado automaticamente).

A retirada do kit do atleta juntamente com seu chip eletrônico de cronometragem será realizada no local de largada da prova na sexta feira dia 1 de dezembro 2023 das 14 h as 17h e no dia da prova das 6h as 6h 30m.

O trânsito nas proximidades passará por alteração, desde sexta-feira, dia 1, ruas serão fechadas para o evento, partindo da Cel. Luis Azevedo as seguintes ruas que ligam a Av. Carlos Gomes de Abreu serão fechadas: Av. Bortolo Fogliato, Rua Bento Gonçalves, Rua Rui Barbosa e Rua José Calai Filho e toda a Av. Carlos Gomes de Abreu, com exceção do lado do mercado que ficará em meia pista, da Rua Bento Gonçalves até a Rua Rui Barbosa.

A concentração com toda estrutura do evento como as barracas, profissionais envolvidos, equipes , apoiadores será toda na Praça Pedro Osório, em frente à Câmara de Vereadores.

A prova inicia as 7 horas do dia 2 e se encerra às 7 horas de 3 de dezembro, o percurso, que é o mesmo para todas as modalidades, é feito na Av. Carlos Gomes, na região central da cidade, em um trecho de asfalto de 500 metros de ida e 500 metros de volta, compreendendo 1Km de medição oficial da Confederação. Cada modalidade tem sua ordem de cronometragem.

Esta 2ª edição da Ultramaratona Internacional é uma promoção da Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer providenciou e alinhou as tratativas técnicas esportivas e burocráticas desta prova. 

Existe uma grande mobilização acionada para integrar no bom andamento da Ultramaratona, como a Brigada Militar, Bombeiros Voluntários, Defesa Civil, Guarda Municipal, além claro, de empresas e entidades apoiadoras que perceberam a grandiosidade deste evento esportivo e contribuíram de alguma forma para a realização da prova.

>>>> Detalhes de regulamento e observações técnicas sobre a prova bem aqui , disponibilizada pela UCRSM - União dos Corredores de Rua de Santa Maria <<<<


O percurso das modalidades serão na Av. Carlos Gomes de Abreu


LARGADA

A largada das provas ocorrerá as 7 h do dia 02 de dezembro (sábado) com qualquer tempo climático, salve os organizadores constatarem, por parte do clima. Temporal ou outros sinistros adversos da natureza, podendo cancelar ou paralisada temporariamente as provas, se ofereça algum risco para integridade física do atleta, sendo o mesmo finalizará com seus respectivos prazos e tempos concluídos.

-24h (solo ou quarteto) inicio as 7 h de sábado dia 02 dezembro e final as 7h de domingo dia 03 de dezembro, tendo os campeões ou equipes que concluírem com maior quilometragem dentro do tempo de 24h.

- 100 km (solo) inicio as 7 h de sábado dia 02 dezembro até o atleta completar 100 km dentro do prazo máximo de 24h, sendo que se no caso poucos atletas ou nenhum completar os 100 km se dará os campeões quem tiver chegado o mais perto dos 100 km no prazo máximo estipulado. (às 7 h da manhã do dia 3 de dezembro -24h de duração).

- 12h inicio as 7 h de sábado dia 02 dezembro e término as 19 horas, onde se dará campeão o atleta que percorrer a maior quilometragem nas 12 h.


EM BREVE DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO

Permit Selo Bronze da I Ultramaratona Internacional de Tupanciretã


Compartilhe!