RSS Tupanciretã - RS Notícias de Tupanciretã/RS Tue, 31 Mar 2020 06:37:06 -0300 Tue, 31 Mar 2020 06:37:06 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://tupancireta.rs.gov.br/rss Federações, Sindicatos, Associações e outras entidades emitem nota em apoio ao distanciamento social Mon, 30 Mar 2020 20:05:49 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1646/?federacoes-sindicatos-associacoes-e-outras-entidades-emitem-nota-em-apoio-ao-distanciamento-social.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1646/?federacoes-sindicatos-associacoes-e-outras-entidades-emitem-nota-em-apoio-ao-distanciamento-social.html Nesta segunda-feira, dia 30, foi divulgada uma nota conjunta assinada por mais de 90 entidades do Estado, destinada ao Governador do Estado, Eduardo Leite e aos Prefeitos do RS, manifestando apoio ao distanciamento social como medida preventiva contra o Sars-Cov-2.

Nela, Universidades, Conselhos, Federações, Sindicatos entre outras entidades, manifestam, através desse "apoio às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, assim como das principais entidades médicas, sanitárias e científicas do país e do mundo, de manutenção do isolamento social como fundamental medida para o enfrentamento à Covid-19."

Ainda, foi pontuado que intensificar as estratégias de isolamento, além de achatar a curva de casos,  também permite "garantir tempo para organização e redimensionamento do nosso sistema de saúde.", um das questões chaves na preocupação com possível aumento de casos do novo Coronavírus. Por isso foi pedido "firmeza" do Governo do Estado e dos chefes dos executivos municipais para que o isolamento fosse mantido

Está cada vez mais marcante a manifestação de diferentes lideranças à favor da medida preventiva que vem preocupando os economistas, empresários e comerciantes. A incitação ao Distanciamento Social vem prevalecendo não somente entre as autoridades e entidades e órgãos ligados a saúde, mas também entre grande parte de pessoas civis.

Veja o documento na íntegra:
NOTA CONJUNTA AO GOVERNADOR E AOS PREFEITOS DO RS



]]>
Executivo Municipal informa que flexibilização do comércio está atrelado a decisão do MP Mon, 30 Mar 2020 12:42:21 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1645/?executivo-municipal-informa-que-flexibilizacao-do-comercio-esta-atrelado-a-decisao-do-mp.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1645/?executivo-municipal-informa-que-flexibilizacao-do-comercio-esta-atrelado-a-decisao-do-mp.html Buscando aproximar os comerciantes de Tupanciretã ao entendimento sobre as normativas da quarentena, que nesta segunda-feira, dia 30, o Executivo Municipal juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Tupanciretã, através de Jader Gaklik, Presidente da entidade, reuniram donos e gerentes de empresas da cidade para proporcionar um diálogo mútuo e elencar uma percepção, de ambos os lados, para pontos relativos à saúde e à economia do município. A reunião foi feita na Casa de Cultura para evitar a proximidade entre os presentes.

Inicialmente o Prefeito Municipal, Carlos Augusto Brum de Souza, fez um apanhado geral da situação do Município com relação ao COVID 19, salientou que, caso haja um caso grave do novo coronavírus, Tupanciretã ainda não terá condições de atendimento, segundo ele, esta é uma situação que o Município está querendo evitar, por mais que tenha sido comprado um respirador, que está por chegar, e está sendo providenciado mais um, ainda assim, será possível atendimento apenas de um caso grave. Pois o HCBT nunca teve e não tem condições de manter uma UTI. O prefeito ainda pediu a compreensão para uma decisão extremamente difícil e de pressão que este enfrentamento tem provocado aos chefes de Executivos Municipais.

Jader Gaklik, salientou que a ACIT está se adequando as divergências entre as suas entidades superiores, como a Fecomercio, a Federasul, CNDL e CDL Poa que estão com discordâncias entre si. O presidente da ACIT, afirmou que a entidade vem mantendo um diálogo constante com o Executivo Municipal avaliando a situação e buscando meios para amenizar as dificuldades das empresas locais, como por exemplo o pedido de prorrogação para o pagamento de taxas públicas municipais.

Diferentes empresários foram ouvidos nesse encontro os quais expuseram a sua percepção diante do contexto, alguns apontando positivamente para mais uma semana de distanciamento social, e outros para a flexibilização do comércio. Além disso, algumas sugestões foram apontadas por alguns empresários, as quais serão avaliadas e posteriormente autorizadas e dispostas em decreto.

O Secretário Municipal de Saúde, Ezequiel Cella, também fez as suas considerações, após apontamento na reunião sobre o H1N1 ser mais letal que o novo Coronavírus, Ezequiel afirmou que não tem como comparar, pois o H1N1 surgiu e já havia medicamento que promovia a cura dos pacientes, o conhecido Tamiflu, já o novo coronavírus, além de ser altamente contagioso não existe medicamento que combata o COVID 19.

Após as explanações e pronunciamentos, o Prefeito Municipal informou que que qualquer medida que vier a acontecer, segundo ele, o Prefeito e o Secretário Municipal da Saúde é que serão responsabilizados. Concluiu agradecendo a presença de todos, e considerou este encontro como um momento para debater e esclarecer informações, não de caráter resolutivo ou definitivo, pois a decisão do Executivo Municipal de Tupanciretã está atrelado a manifestação do Ministério Público do Estado sobre a flexibilização do comércio, que segundo ele, deverá se manifestar entre hoje (30) e amanhã (31).

]]>
Processo de sanitização foi realizado como medida preventiva Fri, 27 Mar 2020 12:46:39 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1644/?processo-de-sanitizacao-foi-realizado-como-medida-preventiva.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1644/?processo-de-sanitizacao-foi-realizado-como-medida-preventiva.html No dia 25 de março, as principais ruas de Tupanciretã receberam um processo de sanitização em calçadas, bancos, canteiros, entre outros locais de grande circulação. Este procedimento age no controle de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, e também indicado no combate ao Coronavírus.

As substâncias utilizadas são o quaternário de amônio e biguanida que agem sobre o vírus, gerando um dano em sua capsula, causando a sua inatividade.

Diante da contexto da pandemia, a Administração Municipal considerou esta uma ação preventiva para o Município.

]]>
Próxima remessa de vacina contra gripe virá dia 2 de abril Fri, 27 Mar 2020 10:46:16 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1643/?proxima-remessa-de-vacina-contra-gripe-vira-dia-2-de-abril.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1643/?proxima-remessa-de-vacina-contra-gripe-vira-dia-2-de-abril.html Idosos e Profissionais da Saúde deverão procurar os postos de vacinação, que em Tupanciretã são: Posto do Centro, com atendimento das 7h às 15h, Posto da Pedreira e ESF 1 no Bairro Cel. Marcial Terra, ambos com atendimento das 8h ás 12h e das 13h às 17h.

]]>
Primeiro caso suspeito de COVID 19 é atendido em Tupanciretã Wed, 25 Mar 2020 19:53:57 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1642/?primeiro-caso-suspeito-de-covid-19-e-atendido-em-tupancireta.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1642/?primeiro-caso-suspeito-de-covid-19-e-atendido-em-tupancireta.html

Uma senhora na faixa dos 70 anos teve contato com o filho, residente em Porto Alegre, que veio em visita e apresentava síndrome gripal. Essa senhora está sendo assistida pela Secretaria de Saúde, que realizou os exames e constatou sintomas do de quadro gripal. A SMS está agindo conforme o protocolo orientado pelo Ministério da Saúde, foi realizado a coleta do material, o qual será remetido, nesta quinta-feira, dia 26, ao LACEN.

Prefeito pede que a comunidade não fique aflita, mesmo o município trabalhando na prevenção, já era previsível que isso viesse acontecer, por isso,assim que o resultado for emitido a comunidade será informada. Afirmou ainda, que as medidas de prevenção serão mantidas, e pede serenidade a comunidade para vencer esta luta contra o COVID 19.

#todoscontraocoronavirus
#saudemunicipal
#coronavirus
#municipiodetupancireta

]]>
Boletim Diário de Casos Coronavírus em Tupanciretã Sun, 22 Mar 2020 20:53:50 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1639/?boletim-diario-de-casos-coronavirus-em-tupancireta.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1639/?boletim-diario-de-casos-coronavirus-em-tupancireta.html Campanha de Vacinação contra gripe inicia dia 23 de março Sun, 22 Mar 2020 20:59:05 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1640/?campanha-de-vacinacao-contra-gripe-inicia-dia-23-de-marco.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1640/?campanha-de-vacinacao-contra-gripe-inicia-dia-23-de-marco.html O Ministério da Saúde inicia na segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

TUPANCIRETÃ:
A Vacinação será feita no Posto da Pedreira e Marcial Terra  no horário das 8h as 12h e das 13h as 17h, e a vacinação no Posto Central das 7h as 15h sem fechar ao meio dia.

]]>
Secretário Municipal informa que serão feitas barreiras nas três principais entradas da cidade. Sat, 21 Mar 2020 21:21:41 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1638/?secretario-municipal-informa-que-serao-feitas-barreiras-nas-tres-principais-entradas-da-cidade.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1638/?secretario-municipal-informa-que-serao-feitas-barreiras-nas-tres-principais-entradas-da-cidade.html Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Ezequiel Cella, essas barreiras não servirão para bloquear a entrada e saída das pessoas, mas sim, uma abordagem de avaliação clínica de cada um que passar pelas barreiras, realizando a triagem (de onde vem, se possui sintomas gripais e aferindo a temperatuda), caso haja algum sintoma, a pessoa será encaminhada para o ESF 4 para maior averiguação.  Assim será feito para conter ao máximo a entrada do vírus em Tupanciretã.

Ainda, faz um apelo para as pessoas que gostariam de auxiliar no serviço das barreiras, porque será necessário uma ampla equipe para que as barreiras funcionem sete dias da semana, 24 horas por dia! Todos receberão EPI e as orientações necessárias para sua segurança.
Interessados deverão contatar o fone (55) 3272.1919 (SMS)

Veja o vídeo na íntegra do Secretário falando sobre esta ação preventiva.

]]>
Administração considera o caso como "Monitorado" Fri, 20 Mar 2020 20:36:48 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1637/?administracao-considera-o-caso-como-monitorado.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1637/?administracao-considera-o-caso-como-monitorado.html Na tarde de hoje, dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde foi informada sobre um caso suspeito de Coronavírus em Tupanciretã, porém, após serem comunicados da situação a SMS realizou uma averiguação mais detalhada sobre o caso.

Com as informações recebidas, o caso em questão NÃO se trata de um quadro SUSPEITO, e sim em MONITORAMENTO.

As informações são de que o paciente em questão teve uma consulta médica, em outra cidade, há exatamente 8 dias atrás, e na noite desta quinta-feira, dia 19, o paciente foi informado que o médico que fez a consulta estava positivado para o COVID-19. Por este motivo, foi sugerido ao paciente que ficasse em distanciamento social e observasse caso houvesse sintomas clínicos.

Seguindo as orientações médicas, o paciente está em observação domiciliar, e desde o contato (12/03) até o presente momento não apresenta sintomas clínicos.

Considerando a situação, e sendo confirmado pelos profissionais técnicos da SMS, e prezando pela transparência com a comunidade Tupanciretanense, a Administração Municipal está RETIFICANDO a informação sobre o “Quadro de Casos de Corona em Tupanciretã”, em que o caso destacado hoje não se trata de quadro “SUSPEITO” e sim “MONITORADO”.

]]>
Executivo Municipal Decreta Estado de Calamidade Pública em decorrência do COVID 19 Fri, 20 Mar 2020 17:48:34 -0300 https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1636/?executivo-municipal-decreta-estado-de-calamidade-publica-em-decorrencia-do-covid-19.html https://tupancireta.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1636/?executivo-municipal-decreta-estado-de-calamidade-publica-em-decorrencia-do-covid-19.html

Considerando a gravidade na saúde pública que assola o País em decorrência da crise que o COVID 19 gerou, o Execuvito Municipal, na tarde desta sexta-feira, dia 20, decretou Situação de Calamidade Pública em Tupanciretã.

A postura foi adotada por conseguinte a ação do Governo do Estado, que no dia 19 de março, decretou Situação de Calamidade Pública no Estado, com medidas restritivas intensas para conter a propagação do Coronavírus.

Em Tupanciretã, o Decreto Municipal nº 5804, entra em vigor a partir de 21 de março, e tem validade de 15 dias, podendo ser ampliado para mais dias caso haja a necessidade.

A medida que mais afeta a população é o 𝐟𝐞𝐜𝐡𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐛𝐞𝐥𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐞𝐫𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐧ã𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐭𝐚𝐦 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢ç𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐬𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬 que concentram e movimentam grande número de pessoas, como exemplo: centros de treinamento, igrejas, clubes, entidades tradicionalistas, Representações Sindical, estabelecimentos do Comércio e Serviços em Geral, entre outros especificados no Decreto, Artº 3.

Aqueles estabelecimentos considerados essenciais, como mercados, farmácias, postos de combustíveis, distribuidora de gás, água e luz, serviço de coleta de resíduos domésticos, serviços laboratoriais, estabelecimentos de recebimentos de grãos entre outros estão listados no Artº 4 do Decreto, poderão se manter abertos.

Quanto aos restaurantes, lojas de conveniência, lanchonetes e demais estabelecimentos no ramo de alimentação, poderão se manter nas atividades desde que obedecidas as determinações do Decreto Estadual nº 55.128/20, que deverão diminuir o número de mesas, aumentando a separação entre elas, reduzindo o número de pessoas no local e guardando distância mínima recomendada de dois metros entre os consumidores. Outra medida será distribuir senhas para evitar aglomerações. Eles também terão de reforçar a higienização, oferecer álcool gel para clientes e funcionários e dispor de "protetor salivar eficiente nos serviços de buffet" (por exemplo: estruturas de vidro sobre o local onde fica a comida).

Instituições bancárias e as cooperativas de crédito deverão obedecer às orientações normativas da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, sendo recomendado atendimento via telefone.

Os estabelecimentos poderão oferecer limites quantitativos para a aquisição de bens essenciais à saúde, à higiene e à alimentação, sempre que necessário para evitar o esvaziamento do estoque de tais produtos. Assim como priorizar o atendimento de Idosos ou pessoas pertencente ao grupo de risco.

Os órgãos de repartição pública passarão para expediente interno.

Confira pronunciamento do Prefeito Municipal sobre o Decreto Municipal de Situação de Calamidade Pública

Pronunciamento Prefeito sobre o Decreto

]]>